domingo, setembro 22, 2013

Parques para contenção de enchentes - Acorda Blumenau!

Tenho uma sugestão para a Prefeitura Municipal de Blumenau:
Não é nenhuma novidade que a Rua 1o. de Janeiro é a primeira a ser atingida pelas cheias. O correto seria a população sair daquele local. Ocorre que nenhum morador vai abandonar suas casas e deixar o que investiu (todos sabem o quão difícil é comprar seus lares). Então, na minha opinião a prefeitura deveria desapropriar a área (pagando as devidas indenizações) e fazer um parque no local. Uma sugestão é planejar um parque como o Barigui e o São Lourenço (ambos de Curitiba):
"Criados entre as décadas 1970 e 1990, estes espaços funcionam como uma espécie de reservatório, que ajudam a drenar a água da chuva e são chamados tecnicamente de bacias de acumulação." (informação retirada do site da Gazeta do Povo).
Parque Barigui: "Os bosques do parque ajudam a regular a qualidade de ar da cidade e o lago tem a principal função de auxiliar na contenção de enchentes do Rio Barigui. O parque faz parte de uma política municipal de preservação de fundo de vale, que evita o assoreamento e a poluição do rio, protege a sua mata ciliar e impede a ocupação irregular." (informação retirada do site da Prefeitura de Curitiba).

E, aproveitando, aqui vai uma crítica: Temos um parque em Blumenau, o Ramiro, só que o lago dele fica acima do nível do Rio (que é logo ao lado), além de ter uma rua entre o Rio e o Parque. Ou seja, o lago PIORA a situação em épocas de cheia e não auxilia em nada na preservação ambiental (mata ciliar). Na última enchente, inclusive, as carpas que estavam no lago "escaparam" para o Rio (também, virou tudo uma coisa só...), ou seja, espécies exóticas foram introduzidas no ecossistema local!

Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, por volta das 8h, quando estava em 6m73cm - Gilmar de Souza / Agencia RBS
Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/jsc/19,6,4277469,Ceops-preve-que-Rio-Itajai-Acu-chegara-a-10-metros-as-20h-deste-domingo-em-Blumenau.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário