sábado, julho 10, 2010

Umbabarauma

"Ponta de Lança Africano (Umbabarauma)" ou simplesmente "Umbabarauma" é uma canção composta pelo cantor brasileiro Jorge Ben Jor.

Lançada em 1976, é a primeira faixa do álbum África Brasil. Na canção é contada a estória de um jogador de futebol africano chamado Umbabarauma. No álbum ainda há mais referências ao esporte na faixa "Camisa 10 da Gávea".

Em 2010, Jorge Ben Jor regravou a canção com o rapper Mano Brown, dos Racionais MC's, em homenagem à Copa do Mundo FIFA de 2010.

Entre afoitos, feridos, e fãs histéricos (you and me...), temos um Jorge Ben em altíssimo nível, cantando como ficamos mal acostumados a ouvi-lo durante bons tempos. Desencanado, malemolente e bem disposto na brincadeira, Jorge Ben deixou bem claro que ainda pode jogar o jogo.

A produção de Ganjaman no que tange a voz do Mr. Simpatia lembrou a faixa Shuffering & Shimiling do Red, Hot and Riot: The Music and Spirit of Fela Kuti, álbum em tributo a Fela Kuti, onde Jorge alcançou falsetes que não o víamos alcançar desde, talvez, o África Brasil. Ah, os anos 80...

Umbabarauma reúne parte da nata da cena musical nacional, dentre vários ritmos, estilos, também contando com a produção de um dos melhores profissionais do país, Daniel Ganjaman. Mas não apenas por isso a regravação é um marco. Umbabarauma é um marco pois demonstra, em menos de 10 anos, que nas duas vezes em que Jorge Ben teve a produção de um profissional que compreende a relação do artista com sua obra, vimos seu talento esculpido, moldado e transformado, lembrando os tempos inesquecíveis - talvez inalcançáveis - das decadas de 60/70.

Ficha Técnica:
Jorge Ben
Gabriel Ben Menezes
Mano Brown
Negresko Sis
Duani Martins
Pupillo
Gustavo Da Lua
Produzido por Daniel Ganjaman e Zegon.

Confira o vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário